Aconteceu

Capacitação Saúde da Criança

10/07/2015 - Capacitação com participação Coordenação CAP 4.0, NASF (Pediatra) e ACS´s (Cms Canal Do Anil e Padre CF José De Azevedo Tiúba.



Apresentação para Coordenação CAP 4.0 do planejamento para 2015 



Capacitação com NASF


Aconteceu no Cms Canal Do Anil​, capacitação com Sandra (Pediatra) e Nilza (Psicóloga) NASF, junto às equipes desta unidade com intuito de detectar os problemas e as soluções que passam a ser divididos entre os profissionais, contribuindo para qualificar a Atenção Primária e aumentar sua capacidade de resposta aos problemas de saúde mais complexos para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Isso acontece através do apoio direto de profissionais especializados em várias áreas do saber a um conjunto de Equipes de Saúde da Família (ESF), porque os usuários não são mais encaminhados, mas compartilhados entre as equipes

Capacitação do Programa de Controle do Tabagismo

O programa de Controle do Tabagismo tem como objetivos reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbi-mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, reduzir a experimentação e iniciação do fumar, reduzir a aceitação social, reduzir a exposição a poluição tabagística, aumentar a cessação de fumar.
O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo e o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. A fumaça dos derivados do tabaco possui cerca de 5.000 substâncias, sendo 220 substâncias tóxicas.
Capacitação Saúde da Criança:








O CMS Canal do Anil já dispõe de profissionais capacitados para o tratamento do fumante.






O
Campanha de Vacinação - Poliomielite e Sarampo para que serve

Tríplice Viral é preparada a partir de vírus atenuados do sarampo, da caxumba e 
da rubéola. Esta vacina protege seu filho contra essas três doenças e é indicada para crianças a partir de 12 meses de idade.

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção do poliovírus. 

Desde o dia 08/11 estamos com a campanha de vacinação contra o Sarampo e a poliomielite, já foram aplicadas 2053 doses de vacinas nas crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, ou seja, 4 anos 11 meses e 29 dias. As crianças imunizadas são do Canal do Anil e adjacência.  Ontem dia 29/11 foi mais um dia de vacinação, onde foram aplicadas 223 doses. O CMS Canal do Anil parabeniza todas as funcionárias que participaram da primeira campanha realizada no dia 08/11 e da segunda campanha realizada em  29/11.

A campanha continua até o dia 12/12, vá até uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e vacine seu filho.

Vacinar uma criança é muito mais que uma obrigação, é uma forma de demonstrar amor e proteção.













Fim
________________________________________________

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes

Aconteceu uma roda de conversa onde os participantes diabéticos (ora ou injetável) puderam tirar suas dúvidas com relação ao uso correto dos medicamentos, alimentação saudável, descarte correto das seringas,  uso de bebida alcoólica x a medicação e seus efeitos e ao cuidado com os dentes. 
O farmacêutico Flavio falou sobre a importância de se tomar a medicação e o uso correto da insulina e o armazenamento da mesma que deve ser armazenada na geladeira sem a necessidade de estar dentro de uma caixa de isopor.
Falou sobre o cuidado das unhas,  que não deve remover as cutículas, mas muitas mulheres não querem ficar sem fazer as unhas, já que sentem a necessidade de fazer as unhas que façam com seu próprio alicate e jamais use o alicate da manicure mesmo sendo esterilizado.
Falou também da importância de ser fazer o exame fundo de olho e o exame dos pés pelo menos uma vez ao ano. Os pacientes se mostraram bem participativos e com muitas dúvidas, apesar de já terem a doença há algum tempo viram que não sabem tudo sobre a doença e com a palestra puderam tirar dúvidas e melhorar a qualidade de vida, muitos se colocaram à disposição para os próximos encontros.
A ASB Vanessa falou das doenças que comprometem a saúde bucal do paciente diabético, do uso de próteses dentária, escovação correta.  
No final fizemos sorteio de brindes onde 5 pacientes foram contemplados com uma camiseta.







Fim
____________________________________________________________________



Festa do dia das Crianças

Aconteceu no dia 10/10/14 às 14 horas na Igreja de São Pedro, parceira do CMS Canal do Anil, uma belíssima festa para as crianças da comunidade, com a participação dos agentes de vigilância sanitária, da ONG Ajudando a quem precisa (Neusa Motta) e da equipe de profissionais do CMS Canal do Anil. Teve pipoca, cachorro quente, refrigerante, bolo, tudo doado pelos comerciantes local e distribuição de biscoito, balas, chocolates e suco de caixinha, doado pela ONG Ajudando a quem precisa. Teve também teatro de fantoches com a peça "Amigos do sorriso"
Vejamos abaixo algumas fotos.

Doação da ONG Ajudando a quem precisa





  Pessoas da comunidade




 Crianças assistindo a peça do teatro de fantoches



 Hora do bolo, crianças aguardam ansiosas 






 Fantoches saúde bucal. Dentista, Fio dental, Dente bom, Escova dental, Cárie, Creme dental, Dente cariado

A peça teatral foi apresentada. Roberta Montalvão, Danielle Cecato, Ana Paula Moreira, Vanessa, Vera Lúcia, Elisabeth Araujo, Dilva Paiva, Joyce,  


FIM




V Caminhada contra a Dengue

Aconteceu, no dia 07 de outubro, a mobilização da equipe de saúde do CMS Canal do Anil e dos moradores da comunidade, com o objetivo de alertar a população local da necessidade de todos participarem do combate ao mosquito da dengue.